quarta-feira, novembro 02, 2005

O Quarto Estado....de espírito


Nesta gravura futurista italiana, na volta do séc. XIX par o XX, concentro toda a minha frustração pelo actual momento nacional e anseio pelo dia em que os descamisados defenestrem os fanqueiros dos Palácios ocupados e em vez deles homens verdadeiros sejam monges, poetas e soldados...

3 comentários:

Flávio Santos disse...

Caro Engenheiro, sabe que essa gravura aparece no início do tendenciosíssimo filme do facciosíssimo Bernardo Bertolucci, "Novecento"?

o engenheiro disse...

Meu caro fg
Quando recentemente a (re)descobri tive ideia de já a ter visto algures. O seu autor é um pintor futurista que viria a estar perfeitamente alinhado com o movimento fascista. Não me recordo do nome mas brevemente lho darei. Estou com obras na Bilbioteca e não sei onde está o livro.
Grato pela informação.
P. keep in touch.

Anónimo disse...

Estamos elaborando um vídeo que tem essa obra como motivação e pano de fundo. Sou coordenador do grupo de pesquisa Filosofia e Educação EDUCOGITANS do Mestrado em Educação da Univ. Reg. de Blumenau SC, Brasil. Este video fará parte da produção referente à pesquisa Educação para a Superação,e terá como título VIDA: PENSAMENTO E MOVIMENTO PARA A SUPERAÇÃO e estará disponível no youtube. Nesse site temos o vídeo Aritmética para a Superação. Utilizamos esse quadro para mostrar como a educação deve ser meio de denúncia do autoritarismo que gera miséria e exclusão e como anúncio da educação como agente de restauração da vida com dignidade ao debatermos as forças e poderes que norteiam a vida.
Prof. Dr. Ernesto Jacob Keim