sexta-feira, maio 04, 2007

Ainda o Guernica, de P. Picasso

Do celebrado blog O Sexo dos Anjos chegou-nos mais uma desmistificação histórica: O painel Guernica, de Picasso. Para além do comentário que por lá deixei, por se me afigurar o tema importante, resolvi botar faladura sobre o mesmo. Assim, telegraficamente ,passo a referir:

1. A primeira página do Le Monde apresentada pelo Manel, datada de 4 de Maio, só pode ser falsa, já que, como muito bem topou o FSantos, o dito periódico só surgiu em 1944 e não houve qualquer outra EXPO em Paris, subordinada ao tema que se lê na imagem. Creio que o Manel a terá sacado do MinutoDigital onde se aborda a questão do Guernica.

2. O facto é, contudo, totalmente irrelevante para a questão fundamental, a saber:
Foi o painel adaptado à campanha propagandística anti-sublevados ou pensado de raiz para manifestação de desagravo contra o bombardeamento daquela urbe vasca, como afirmam os donos da verdade histórica?

3. Picasso foi nomeado Director do Museu do Prado em Agosto de 1936 mas nunca tomou posse. Com toda a probabilidade, achava que, naqueles tempos, os ambientes franceses eram mais propícios à sua criatividade (p., tá quieto ó preto!?).

4. Em Janeiro de 37, Max Aub, adido cultural da embaixada espanhola (frentepopulista) em Paris, contrata Picasso para a realização de um mural ou painel para ilustrar o Pavilhão de Madrid na EXPO (universal) a realizar na capital francesa. O valor acordado foram 150.000 francos franceses. Este valor foi-lhe pago em 28 de Maio de 1937 (e o recibo assinado a 31), a título de gastos, classificado na rubrica contabilística Propaganda de acordo com o documento que se encontrou nos arquivos pessoais de Luís Araquistáin, na posse de seu filho Ramón, de alcunha Finki.

5. Não é que credível que, face à responsabilidade da encomenda (e do seu valor, que correspondeu a mais de 10% do custo total do Pavilhão espanhol), o pintor só o começasse a executar a 1 de Maio como reza o mito quando a EXPO deveria abrir a 23 desse mês, para comemorar o 1º centenário do Arco do Triunfo. Foram razões imponderáveis, relacionadas com um surto grevista em França que protelou a abertura dos vários pavilhões. A não ser que Picasso tivesse o dom da presciência, seguramente não era em menos de um mês que conseguiria pintar um painel com 3,5 m por 7,77 m e 300 kg de peso. Resta serena e logicamente concluir que o mesmo foi iniciado muito antes de 1 de Maio. Ora, o ataque aéreo a Guernica aconteceu em 26 de Abril…

6. O quadro, que, segundo o seu autor, demorou a fazer sessenta dias, foi dado por concluído entre 6 e 8 de Junho pela sua amante da altura, a fotógrafa e pintora jugoslava Dora Maar, que terminou o painel nos detalhes que Picasso considerava mais cansativos e monótonos. Foi entregue formalmente em fins de Junho e colocado no seu lugar, no Pavilhão espanhol, a 11 de Julho.

7. A 28 de Maio, no exacto dia em que recebeu os 150.000 FF, Picasso efectua uma declaração contra a posição fascista dos rebeldes franquistas e afirma que chamará Guernica ao mural em que está a trabalhar… Esta Declaração apenas publicada em Julho nos E.U.A., será feita por exigência do embaixador de Madrid em França, Luis Araquistáin, para combater o boato que corre em alguns meios intelectuais e na imprensa da altura que dá Picasso com simpatizante de Franco.

8. Finalmente a título de curiosidade:

• Picasso, quando José António Primo de Rivera lhe foi apresentado por E. Giménez Caballero, afirmou simpaticamente que o pai, havia sido até então, o único político espanhol que falara dele em termos elogiosos, mencionando-o mesmo como uma das glórias nacionais, num artigo que publicara nos Estados Unidos. Estavam no Náutico, em San Sebastián e o pintor convidara-os para beber uns copos. Queixava-se amargamente do esquecimento a que estava votado pelo Poder republicano de então. José António retorquiu-lhe: Deixe lá. Ainda um dia uma guarda de honra da Falange o há-de receber, na inauguração de uma exposição sua em Madrid!. (episódio registado por E.Giménez Caballero no seu livro Memorias de un Dictador, Editorial Planeta, pág.76)
• Em 1968, Francisco Franco tentará, através de Florentino Pérez Embid, director de Belas Artes e com a colaboração de Luis Carrero Blanco, que o quadro venha para Espanha.
• O pintor, contrariamente ao que é norma afirmar-se, só em 1944, com a iminente derrota da Alemanha, se filiará no Partido Comunista Francês. Cabe perguntar porquê?

1 comentário:

Anónimo disse...

¿Picaresca a la española?