segunda-feira, outubro 31, 2005

O Marketing de uma Nação

Quando a pressão do mundialismo aumenta, a soberania política das Nações é inelutavelmente ameaçada. Cada vez mais limitada e condicionada, apenas a indelével soberania que podemos designar por identitária permite resistir e manter acesa a candeia da independência nacional. Durante séculos países como a Irlanda, a Noruega, a Polónia e povos como o Israelita ou o Checo viveram sob o jugo de outros Estados, guardando, no entanto, bem viva a sua consciência identitária. Estimulados por esses exemplos, importa pois salvaguardar aquilo que nos agrega enquanto Nação. Essa tomada de consciência e a consequente capacidade para a afirmar são hoje peças fundamentais de qualquer estratégia de marketing de uma Nação. A apresentação e divulgação internacional de um País, muitas vezes descuradas ou ignoradas por sistema, são condições sempre subjacentes a qualquer política de projecção de força, de conquista de mercados ou tão simplesmente de afirmação de prestígio e credibilidade. Num mundo cada vez mais concorrencial, o estabelecimento de imagens de marca nacionais é um must de qualquer estratégia de desenvolvimento e afirmação. Ignorar esse facto, confiar na sorte ou na boa vontade dos parceiros é ser arrastado para uma desastrada e naïf política de funestas consequências. No nosso caso, se postos perante a alternativa de comprar um produto técnico grego ou alemão, já nos interrogámos sobre qual não seria o peso do preconceito nacional no processo de tomada de decisão? Estando tão seguros da qualidade de alguns dos nossos produtos, já nos questionámos sobre o que decidirá um vulgar Checo se tiver de escolher entre um vinho produzido em Portugal e outro oriundo de Espanha? E porquê? Efectivamente, como todos reconhecemos, a imagem de um País reflecte-se sempre de forma inequívoca na dura realidade do panorama internacional. Saber vendê-la é, pois, uma tarefa da máxima prioridade, sobretudo quando se perspectiva um afunilamento na hierarquização nos processos de reconhecimento e decisão.
Desde as Grandes Guerras que se tem vindo a perfilar a tendência para a constituição de um Governo Mundial. Mas é sobretudo nos anos cinquenta que se começa a sentir uma intolerável propensão para o controlo centralizado da vida política mundial. Alimentada por dois vectores aparentemente contraditórios, o internacionalismo capitalista multinacional e o internacionalismo socialista, essa corrente apresenta como argumentos fundamentais a necessidade da Paz e Progresso mundiais. Em nome desses ideais, sociedades mais ou menos secretas que já antes haviam representado um papel fundamental na desagregação e independência dos offsprings coloniais ibéricos das Américas, surgem, de novo, como forças de clivagem e poder. Vestindo sedutoras filantrópicas roupagens, são, no entanto, objectivamente, compagnons de route dos grandes interesses internacionais quer políticos quer financeiros com que amiúde se confundem.

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