quinta-feira, novembro 03, 2005

Sobre o tempo que passa

Como os meus estimados amigos já devem ter percebido a minha fluidez e conhecimento bloguístco é inconstante e desequilibrada. Por isso, sempre que alguém me chama a atenção para um blog especial lá vou eu a correr, como quem vai a um restaurante novo. Vem isto a propósito da sugestão do Paulo Porto para visitar o blog em epígrafe que descubri ser do meu conhecido de longa data (desde o Círculo de Estudos Ultramarimos)Zé Adelino, ou melhor, o Senhor Prof. Doutor Maltez. Fiquei encantado com as iguarias; partilho com ele o radicalismo da Liberdade...embora não, numa primeira impressão, os eufemismos do liberalismo.
A Censura... Pois é quando se tem na Constituição limitações claras à liberdade de expressão e de pensamento, quando a polarização política, a mentira descarada e as cortinas de fumo fazem parte do dia a dia da Comunicação Social (deles)pouco mais há a acrescentar. Quando, num regime que se afirma de liberdade, partidários declarados e contumazes dos atentados a essa mesma liberdade como o são os comunistas da III (PC) e IV (Bloco de Esq.)Internacional são geralmente divulgados (na Comunicação Social e no Ensino) como os seus grandes defensores nada pode espantar.
Espantado estou eu pela brandura da repressão censória...
No regime anterior quando alguém era demitido da Função Pública ou de uma empresa do Estado, apenas pelas ideias que professava logo encontrava um capitalista cosmopolita ou a solidariedade maçónica (envolvendo o próprio regime)e internacionalista que lhe dava a mão e protecção. Hoje esse tipo de perseguição existe como nunca, escondida numa cínica cortina de fumo de liberdade fingida; gestos solidários não se vislumbram, por medo das consequências nos negócios, na clientela e até face à pressão social do politicamente correcto.

O Centralão de hoje que abarca PS e PSD é constituído pelos mesmos que suportaram o salazarismo e o marcelismo. A nomenklatura que os dirige e ilumina não varia muito em espírito, atitude e interesses. A geração é outra (hoje são os filhos) mas o carneirismo é o mesmo.

1 comentário:

O Corcunda disse...

Ahahah! Muito bom. Uma grande aquisição este Rei...

Parabéns e continue!