sexta-feira, outubro 12, 2007

The Tudors e a RTP

A indignação dos portugues já cedeu, aparentemente, à indignidade dos feitores encarregues de gastar o nosso dinheiro, entregue em impostos. Como é possível que a RTP se dê ao desplante de adquirir uma série americana em que os portugueses, através do seu rei e entourage são retratados como um povo sujo, cretino e atrasado.
Que um qualquer americas queira vender imagem e sexo à custa de um substracto histórico já é fórmula habitual. Como é sabido História não é o forte dos americas...
Por mais histórica que uma série se afirme, nunca deixa de ter a sua quota-parte de ficção, mas é de esperar, mesmo assim, que respeite minimamente as suas fontes. Em The Tudors, infelizmente, a aposta foi menos na história e mais na imagem e no sexo gratuito. As inconsistências históricas são tantas que quase acreditamos estarem a falar de uma outra história de Inglaterra: qual seria o problema em mostrar a princesa Mary (e não Margaret, como é interpretada na série por Gabrielle Anwar) a casar-se com o rei de França, como realmente aconteceu, e não com o rei dos portugueses? Seria mesmo necessário alterar a morte do Cardeal Wolsey (Sam Neill), distorcendo-a ao ponto de se transformar numa conspiração, apenas para ter um maior impacto na acção? Seriam mesmo necessárias as numerosas cenas de sexo, que não têm outro objectivo senão mostrar que a Showtime é um medíocre canal de cabo?
Mas mais inacreditável do que tudo isso é a RTP, canal público em que os chorudos cachets e aquisições são pagos com o dinheiro dos contribuintes ter alarvemente adquirido uma tal série que ofende e denigre os portugueses? Incompetência? De propósito?

Sócrates III



Imagem pilhada da blogosfera

6 comentários:

Anónimo disse...

tem toda a razão.
Factos que nunca existiram como se afirmou uma rainha de portugal, irmã de Henrique VIII matou o rei de Portugal sufocando-o com uma almofada.
a irmã de Henrique VIII foi casada com Filipe II de Espanha e I de Portugal e este era espanhol isto
recordo-me da História estudada noutros tempos.
a única iglesa que foi rainha de Portugal foi D. Filipa de Lencastre. Diga se estou enganado. Obrigado

o engenheiro disse...

A única irmã de Henrique VIII que casou fora da Grã-bretanha foi Mary e não Margaret como se diz na série. Casou com (1) Luís XII, rei de França (1462 - 1515) em 1514 e não com nenhum rei português.Sem descendência. Casou com (2) Carlos Brandon, 1o duque de Suffolk (1484 - 1545) em 1515. Teve descendência.

A outra irmã de Henrique VIII, Margaret casou na Escócia:(1) Jaime IV, rei de Escócia (1473 - 1513) em 1503. Teve descendência. Casou com (2) Archibald Douglas, 6o conde de Angus (1489 - 1557) em 1514. Teve descendência. Casou com (3) Henry Stewart, lorde Methven (c. 1495 - 1552). Teve descendência.

André Cardoso disse...

Pessoal, muito obrigado.
Sou do Brasil e estou assistindo à séria, com minha família, agora.
Muitas perguntas e questionamentos têm surgido e vocês me esclareceram um deles.
Mais uma vez, obrigado.
Um forte abraço, de São Paulo.
André Cardoso

André Cardoso disse...

Pessoal, muito obrigado.
Sou do Brasil e estou assistindo à séria, com minha família, agora.
Muitas perguntas e questionamentos têm surgido e vocês me esclareceram um deles.
Mais uma vez, obrigado.
Um forte abraço, de São Paulo.
André Cardoso

Anónimo disse...

Oi cara, tudo em cimaaaa?!!!! XDXDXDXDXDXDXDXD

Gostei muitiissssssimo do seu trabalho ^^ esta legaul. Voce e dji mais nossaaa =D =D

Laveeee yaaa xoxoxoxoxo ;D

Anónimo disse...

Adorei o seu strip tease dominanteee
Quero ver mais vezes =D